´Prepara, Nem’

Por Milena Oliveira e Vanessa Costa

“Sou uma pessoa”. É assim que se define Indianara Siqueira, 46 anos, idealizadora do projeto “Prepara, Nem”, criado para preparar, gratuitamente, transexuais e travestis para o ENEM, mas que passou a abranger todo o público LGBTI e é mantido por meio de doações, possuindo um núcleo no Centro, cuja sede é na Casa Nem, e outro núcleo em Niterói, no Grupo Diversidade Niterói (GDN) e no Grupo Transdiversidade Niterói (GTN). Os dois primeiros anos do preparatório viabilizaram o ingresso de cerca de 30 pessoas em universidades, bem como a inserção de alunos no mercado formal de trabalho, sobretudo por meio de concursos públicos.

As aulas são ministradas por professores voluntários, não apenas nas sedes do programa, mas também em instituições parceiras, como a Fiocruz, o Sindicato dos Petroleiros e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, o que é importante para “acostumar a cidade a ver essas pessoas transitando”, ressalta Indianara.

FOTO AULA INAUGURAL PREPARA NEM 2017
Aula inaugural do ‘Prepara, Nem’ 2017 – Foto: Facebook de Indianara Siqueira

A cada ano, é aberta uma turma de 20 a 30 alunos, por núcleo, e os interessados podem realizar as inscrições, pessoalmente, nos núcleos do programa, ou em seus sites, bem como no site do próprio “Prepara, Nem” e das empresas onde ocorrem as aulas. Os alunos recebem lanche e, em 2018, será fornecido transporte para quem não tiver condições de deslocar-se até os locais do curso.

A Casa Nem abriga, hoje, 35 pessoas transexuais e travestis e disponibiliza, além do “Prepara Nem”, cursos gratuitos de microempreendedorismo, corte e costura e audiovisual. Não é obrigatório ser morador para participar de qualquer dos cursos, mas todos os abrigados são inscritos no “Prepara, Nem”, exceto se já possuírem formação em curso superior ou estiverem trabalhando.

Anúncios

Um comentário sobre “´Prepara, Nem’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s